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Consumidores estão preferindo marcas pelas quais se sentem representados

Consumidores estão preferindo marcas pelas quais se sentem representados

Sabe de uma coisa? A representatividade está (mais do que nunca) impactando nas decisões de compra e remodelando as estruturas do mercado.

É isso mesmo, essa é a tendência que vem alcançando mais e mais pessoas a cada dia. E o público, como vocês bem sabem, tem os mais variados tipos de gostos, interesses, opiniões e origens, além disso, vale lembrar que os telespectadores estão muito mais exigentes. Não buscam somente por produtos ou soluções para seus problemas diários, eles passam a engajar com marcas nas quais conseguem ver a si mesmos, seus próprios instintos e valores.

Muitos vem consumindo produtos e serviços de marcas que mostram diversidade nos anúncios, ou seja, para realmente se conectar com o público, é necessário que marcas e empresas representem corretamente suas visões e opiniões, que não sejam contraditórias e que estejam sempre abertas a novos pontos de vista.

Todas essas questões, não devem ser apresentadas apenas em campanhas publicitárias e de Marketing — não basta levantar uma bandeira ou falar a respeito, sem ter aquilo na rotina da sua empresa. São ações reais que se tornam peças fundamentais para o crescimento e o reconhecimento de marcas que querem se destacar no mercado.

Representatividade é muito mais que uma ferramenta de Marketing

Ou seja, as pessoas não consomem os produtos de uma determinada empresa só porque gostam; compram pelo que a marca representa, pelo que ela faz como agente social e procuram isso em todos os seus pontos de contato.

Clientes preferem marcas engajadas

Como dissemos antes, clientes de hoje preferem se conectar com marcas que apoiam a diversidade e a inclusão. Isso, claro, está relacionado à publicidade (onde o público enxerga sua representação), mas vai além disso.

Os clientes olham para o modo com que uma empresa aplica a diversidade no ambiente de trabalho, incentivando e abrindo espaço para mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e outros grupos minorizados.

Para atingir esse novo público, o caminho mais favorável é investir não apenas na criação de propagandas que estimulem a diversidade de pessoas, mas também em tê-la representada dentro da própria empresa.

Uma força de trabalho diversificada, que inclui profissionais de diferentes idades, gêneros, orientações sexuais, raças, etnias e que compartilham diferentes experiências de vida, áreas de estudo e cultura, aumenta a riqueza e a base de conhecimento de uma equipe — beneficiando o trabalho e a produtividade de todo o negócio, além de promover mais criatividade e, consequentemente, inovação.

Aqui vai 03 breves dicas para você implementar no perfil do seu negócio:

  1. Não só fale que você pensa fora da caixinha quando o assunto é diversidade. Deixe seu público ver o porquê de tudo isso. A nossa dica é mostrar mais a rotina por trás do seu negócio, principalmente todo o seu backstage!
  1. Torne seu perfil mais humanizado, deixe que a sua própria equipe fale pela marca. Uma excelente forma de mostrar isso é trazer os seus colaboradores para o perfil (mas somente se eles se sentirem a vontades em expressar tudo isso), traga depoimentos e/ou vídeos com dicas, tudo isso narrado/apresentado por eles. Com isso, você consegue conectar mais pessoas à sua própria marca, de forma orgânica e completamente natural.
  1. Fale mais dos valores da sua marca, tudo isso de uma forma mais orgânica. Você pode, por exemplo, demonstrar sua preocupação com determinado tema social ao trazer dados estatísticos, opiniões de especialistas, trazer notícias relacionadas aos temas que você e seu público gostariam de entender.

Assim, você demonstra que não está só preocupado em vender um produto, você evidencia que sua marca tem um papel social, que tem poder de transformar e que está preocupada com diversas questões que fazem parte do cotidiano.

Conte sempre com as nossas dicas para manter seu perfil ainda mais humanizado.

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