O Marketing Digital serve para minha empresa?
Sempre que experimentamos algo novo, surge a dúvida se aquilo é certo para o que precisamos, se é adequado para as nossas necessidades e objetivos. E com o Marketing Digital não é diferente, principalmente pelos diversos aspectos que envolvem o mundo online.
O Marketing de Conteúdo procura criar conteúdo relevante para a sua audiência, tratando de dúvidas, dores e expectativas do seu público-alvo com o seu negócio e a sua área de atuação.
O Inbound Marketing é a máquina de geração de leads que utiliza o Marketing de Conteúdo para atrair, nutrir e converter oportunidades de negócio em clientes.
Além disso, vale ressaltar que o clássico E-mail Marketing ainda é um dos principais aliados dos times de marketing que desejam converter novos clientes. O importante é encontrar aquilo que a sua empresa precisa, conhecendo o seu público, investindo na criação e também na promoção de conteúdo.
Passo a passo para fazer um plano de Marketing
Passo 1: Conheça o público-alvo
Se o seu plano de Marketing Digital é pensado para atrair novos clientes, não conhecê-los seria jogar dinheiro e tempo fora.
E, quando falo em conhecê-los, não é apenas saber a idade, gênero e classe social. A definição de persona vai além. É descobrir as suas dores, desejos, dúvidas, necessidades, objetivos… e alinhar tudo isso com o que seu produto ou serviço entrega.
Em quais canais (Google, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter…) a sua persona está? Que tipo de conteúdo ela consome? Com qual frequência? Qual formato prefere (texto, imagem, vídeo…)?
Passo 2: Defina a verba
No marketing digital você consegue adequar a estratégia ao seu bolso!
Com menos de 10 reais já é possível fazer um anúncio na Internet, por exemplo, mas é claro que, quanto mais você investir e melhor for a equipe que gerencia a sua estratégia, maiores serão as chances de sucesso. E o mais legal é que você terá, em tempo real, as métricas de engajamento da sua campanha.
Então o plano pode começar com um pequeno orçamento inicial para fazer testes.
Passo 3: Trace objetivos
Estabeleça objetivos principais que possam ser alcançados no curto, médio e longo prazo, com base na realidade da sua empresa e do seu orçamento.
Vale lembrar que, ao longo do caminho para atingir o objetivo principal, outros objetivos secundários importantes para o seu negócio podem ser alcançados, como: número de visitantes no site, quantidade de cadastros, contatos recebidos, entre outros.
Passo 4: Analise a concorrência
Em qualquer setor, você raramente será o único no mercado. Porém, sempre haverá uma oportunidade para ser explorada e, se quiser descobri-la, será necessário estudar seus concorrentes. Comece perguntando para si mesmo: Quais são meus principais concorrentes? Quais as estratégias que eles utilizam no meio digital? Qual o diferencial do meu produto?
Analisando essas ameaças e oportunidades, você conseguirá definir qual posicionamento tomar, quais conteúdos produzir e várias outras estratégias úteis para o seu plano de Marketing Digital.
Passo 5: Parta para a ação!
O Marketing Digital é muito dinâmico. Você precisa, sim, pensar no médio e longo prazo, mas não pode demorar para colocar as ações em prática, porque daqui a um ano tudo pode mudar.
Comece organizando os canais que você irá utilizar; pense nos conteúdos para cada um deles; estruture as estratégias de Inbound Marketing e, o mais importante: não se esqueça de ter uma equipe competente para fazer a gestão de tudo isso.
A TUDO pode ser a sua principal aliada nessa caminhada dentro no Marketing Digital, estamos sempre prontos para apresentar as principais estratégias para melhor impulsionar o seu negócio. Entre em contato com a gente e saiba mais!