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O que é brand voice e qual a importância desse recurso para o seu marketing

O que é brand voice e qual a importância desse recurso para o seu marketing

Atualmente, se aproximar e fidelizar clientes é essencial para quem quer tornar sua marca relevante e indispensável. Para isso é necessário criar uma boa estratégia de comunicação da marca, o que não é possível sem a definição de um tom de voz a ser utilizado na estratégia de branding.

Pois bem, é aí que mora a estratégia de brand voice.A qual é um grande diferencial para quem quer ter um cenário revolucionário nos resultados do negócio.

A Brand Voice é a definição da forma como a sua marca vai se relacionar e se comunicar em todos os seus canais de contato com o público. Isso inclui também o estilo da escrita do seu blog ou site institucional, por exemplo.

Inclusive, seu tom de voz deixa claro para os consumidores quais os valores da sua empresa. Isso contribui para a fidelização de clientes, pois eles passam a entender o comportamento da sua marca e a se identificar com a sua comunicação.

Se sua brand voice for devidamente planejada, as chances de fazer o seu cliente confiar no seu negócio são maiores, o que aumenta também suas possibilidades de vendas.

Brand Voice e Brand Persona são a mesma coisa?

De forma direta, não, brand voice e brand persona não são a mesma coisa!

A brand persona se refere à construção de um personagem ou uma personalidade capaz de representar a sua marca, tal como seus valores, missão e essência. Podemos dizer, então, que um conceito é complementar ao outro.

Ou seja, quando falamos em tom de voz da marca, é importante complementar a estratégia com a criação de um personagem que represente a sua empresa com a brand persona.

Um perfil semi fictício que vai dar um “rosto” ao seu negócio e uma personalidade. Isso tudo ajuda a garantir que o contato com os usuários aconteça de forma mais natural e humanizada.

Como criar brand voice do seu negócio?

Se você já entendeu que para ter sucesso, você precisa criar a brand voice da sua empresa, então está na hora de aprender a fazer isso e temos algumas dicas para te ajudar!

1. Alinhe o tom de voz da sua marca com o seu público-alvo

Sua brand voice deve estar completamente alinhada com a estratégia de comunicação da sua empresa com o seu público-alvo.

Ou seja, adeque sua linguagem ao público de forma inteligente. Converse de igual para igual com o estudante ou como os gerentes de multinacionais, só assim você consegue passar confiança no que está querendo comunicar.

2.Defina a persona do seu negócio

Quando você sabe exatamente quem é o público que quer atingir, passa a ser capaz de direcionar e personalizar ainda mais a produção de conteúdo e as comunicações da sua empresa.

3.Escolha os canais certos de comunicação

Não adianta saber com quem falar e se comunicar da forma que aproxima e fideliza seu público, se você não está nos canais ideias de comunicação.

Para isso, é essencial segmentar as campanhas e ações ao definir os canais certos para se comunicar.

Isso porque um público pode se adequar melhor à uma estratégia no Instagram, por exemplo, enquanto outro se faz muito mais eficaz a partir do uso do e-mail marketing.

4.Crie uma tabela de tom de voz

Quando você cria um guia para o tom de voz da sua marca, consegue orientar o estilo de linguagem necessário em suas comunicações.

Para isso, te sugerimos pensar em três palavras que representem a sua empresa e preencha uma tabela com a descrição de cada uma delas, tal como o que fazer e o que não fazer.

Assim você consegue ter uma referência sempre em mãos.

5.Humanize a sua marca

Hoje, o consumidor não quer apenas comprar um produto/serviço, ele quer se identificar e reconhecer nas marcas características humanas, valores e um comportamento adequado.

A partir disso é bem mais simples se aproximar do consumidor e fidelizá-lo à sua empresa.

6.Utilize a Brand Voice na produção de conteúdo

Sua brand voice não pode estar de fora da sua estratégia de conteúdo, seja na hora de produzir conteúdo para seu blog, seja para se comunicar nas redes sociais e assim por diante.

Ou seja, adote e alinhe a sua linguagem para os diferentes tipos de comunicação que você vai ter com o seu consumidor.

Quando você adota um tipo de linguagem bem definido e sua marca ganha uma personalidade nos canais de comunicação, o cliente passa a conhecê-la melhor e se relacionar de forma mais confortável e confiável com seu negócio.

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