Blog
Notícias
Novidades

A profissionalização da influência!

O mercado não para de evoluir e a influência virou profissão! Mas quem tá preparade?

Dá pra imaginar que já se passaram quase 15 anos (!) do lançamento do YouTube no Brasil? Em junho de 2007, o site ganhava sua versão em português. Os tutoriais de maquiagem e vídeos de humor estavam com tudo. As lan houses estavam lotadas de jovens que queriam “navegar na internet”. Lembra quando as buscas ainda eram feitas no “Cadê?” ao invés do Google? No final dos anos 90, começo dos anos 2000, os blogs eram a sensação! Com inúmeras dicas, fofocas, viagens, produtos e etc. E o Fotolog? Nossa primeira celebridade da internet surgindo ali: MARIMOON com os seus cabelos coloridos e uma legião de fãs jovens.

De lá pra cá, muita coisa vem mudando. O influenciador digital começou a fazer publicidade para as marcas, criar seus produtos e se entender não apenas como uma pessoa que produz conteúdo, mas como uma empresa que pode praticar diversos serviços. Multitalentos. Mas, esse crescimento e amadurecimento não é uma linha contínua em que todo mundo sabe exatamente o que está fazendo. Os creators aprendem na prática a serem creators, os seguidores não conseguem enxergar para além do publi a complexidade da profissão (sim, é uma profissão). E nem mesmo as empresas que contratam os influenciadores por vezes sabem avaliar o sucesso ou não de um trabalho. De acordo com a nossa pesquisa ROI & Influência 2021, 1 em cada 3 empresas não define métricas e KPIs antes de realizar uma campanha usando influenciadores! Ou seja, TÁ TODO MUNDO APRENDENDO (ou pelo menos tentando, né?)!

E é por isso que nos últimos anos, estamos vendo crescer as vagas pra profissionais da comunicação que trabalham com influenciadores digitais: os Analistas de Influência. Mas, peraí! As universidades estão preparando as pessoas para desempenhar esse papel? A maioria das pessoas que trabalham com o marketing de influência teve/têm que ir aprendendo no dia a dia, misturando diversos conhecimentos (audiovisual, mídia, produção, etc), que vão moldando o trabalho.

E o trabalho do influenciador? Ele também vai sendo aperfeiçoado nessa jornada profissional. Já que nem todo mundo está familiarizado com emitir nota fiscal para empresas, saber quanto vale o conteúdo, uso de imagem, assinar contratos…Muitos inclusive aprendem a lidar com esses pontos na hora de fechar uma parceria! E, então, veem que muito mais que criação de conteúdo, eles são um negócio (e o seu conteúdo um dos muitos produtos que podem oferecer)! Mas será que todos os influenciadores conseguem se entender como uma empresa? (e será que todos querem se entender assim?)

Pensando no mercado e naqueles que buscam essa profissionalização, nós buscamos constantemente colocar estudos, insights, cursos e dados na rua! Quem aí viu a nossa Pesquisa ROI & Influência deste ano? Ou o nosso estudo sobre Black Influence? Acreditamos que quanto mais nos aprofundarmos na influência — marcas e creators — mais campanhas relevantes serão colocadas na rua e mais influenciadores com propósito teremos no mercado.

FONTE

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin