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Qual é o futuro do Marketing Digital?

Como será o futuro do Marketing Digital? Quais inovações essa estratégia promete trazer às empresas dos mais variados segmentos? Leia nosso post e descubra!

O marketing digital é o futuro!

A transformação digital gerou uma profunda mudança nos negócios nos últimos anos. Partimos das abordagens centradas na publicidade em massa rumo a estratégias digitais orientadas por dados, proporcionando produção de conteúdo personalizado e entrega de informação relevante para o público qualificado.

O resultado disso? Mais tráfego para os sites, mais geração de leads qualificados, mais conversão de leads em clientes e, consequentemente, mais vendas para o seu negócio.

Para entender quais serão os próximos passos do marketing digital, primeiro é preciso entender que não é o marketing digital que muda, mas sim o comportamento do consumidor. E o marketing digital deve acompanhar essas mudanças.

O marketing digital já provou que não é uma nuvem passageira, mas sim uma estratégia que veio para ficar e se reinventar.

Pensando nisso, separamos uma listinha com todas as tendências de marketing digital que vão permear o futuro e que já devem começar a ser trabalhadas agora no presente. Confira:

Conteúdo interativo

Os vídeos já são responsáveis por 80% do conteúdo consumido on-line, seja em sites, landing pages ou redes sociais.

Há alguns anos isso seria pouco provável, já que a internet rápida não era de fácil acesso para todos e os conteúdos em vídeo demoravam para carregar. Mas hoje, é desta forma que as pessoas preferem aproveitar os seus micromomentos livres durante o dia para aprendizado ou distração.

Se as redes sociais da sua empresa são repletas de conteúdos estáticos, sem movimento e que não estimulam o engajamento dos usuários, está na hora de repensar suas estratégias de social media e criar um conteúdo mais parrudo e interativo.

Busca por voz

Essa tendência é crescente desde 2017, quando mais da metade dos adolescentes e quase a metade dos adultos optaram por usar essa estratégia para fazer pesquisas na internet, segundo dados do Return.

No ano seguinte, o número de pessoas que realizaram busca por voz foi 1 bilhão por mês. Esse número só tende a aumentar e essa estratégia tem tudo para deixar de ser uma tendência e se tornar como um padrão nos próximos anos.

Pisos e revestimentos vinílicos, dicas para pequenas reformas durante a pandemia ou cafeterias com serviço de delivery são apenas algumas das coisas que seus clientes podem estar procurando via pesquisa por voz.

Busca Visual

Também conhecido como busca reversa de imagens ou busca por imagem, esse recurso tem sido cada vez mais utilizado nos buscadores e vem para facilitar ainda mais a vida dos usuários.

Por exemplo, o usuário recebe a foto de um produto via WhatsApp ou até mesmo “esbarra” com essa imagem na internet. No entanto, a origem da imagem é desconhecida e a fonte não forneceu mais informações sobre o produto. Como o usuário pode descobrir que produto é esse, para que serve e quem o vende? Simples, é só fazer uma busca por imagem.     

Basta acessar o Imagens Google,  clicar no ícone da câmera e fazer o upload da imagem ou colar a URL da imagem para fazer uma pesquisa sobre ela.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial no marketing digital já é mais comum do que você pensa. Com certeza você já conversou com um chatbot enquanto aguardava ser redirecionado ao SAC de alguma marca. 

A IA também é fundamental no processo de compra de mídia programática, usando o machine learning para direcionar anúncios mais personalizados que vão gerar muito mais engajamento.

Os insights gerados a partir do machine learning podem ainda criar e-mails dinâmicos extremamente eficazes na sua estratégia de inbound marketing, indicando, por exemplo, a propensão dos assinantes a comprar determinadas categorias de produtos e serviços por meio de seu comportamento anterior, criando um histórico atualizado.

Portanto, os profissionais de marketing precisam ficar atentos às aplicações da inteligência artificial se não quiserem ficar para trás.

Atualizar o marketing digital da sua empresa de forma efetiva pode não ser uma tarefa fácil para se fazer sozinho.

FONTE

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