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PROPAGANDAS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA PUBLICIDADE NO BRASIL

A publicidade é uma profissão que se renova todos os dias, para acompanhar todas as suas evoluções. Todos os dias as agências de publicidade criam, recriam, inventam novas ideias e tendências diferentes, para alcançar os melhores resultados para os clientes e também se destacar nesse mercado.

Durante tantos anos de evolução, a publicidade já teve diversos cases de sucesso, que marcaram a história da profissão e hoje, em uma homenagem ao Dia Mundial da propaganda, a Imidiata Comunicação separou as maiores propagandas que marcaram a história da publicidade no Brasil.
          

BOMBRIL – O GAROTO BOMBRIL (1978)

Um dos mais icônicos garotos-propaganda da história da publicidade brasileira, foi criado pela agência DPZ, pelas mãos de Washington Olivetto e Francesc Petit, para a marca Bombril. Sim, estamos falando do Garoto Bombril, personagem interpretado por Carlos Moreno, que fez história na televisão brasileira.

O personagem foi um sucesso tão grande, que entrou para o Guinness Book, livro dos recordes mundiais, conquistando o lugar da campanha que ficou mais tempo no ar em toda a propaganda mundial.

Ao todo foram quase 40 anos de trabalho e mais de 340 filmes publicitários gravados e veiculados para a marca de palhas de aço, Bombril desde 1978, ano em que foi veiculado o primeiro.

Foram diversos filmes com temáticas e histórias diferentes, sempre com um teor bem-humorado, nos quais o ator passava por situações corriqueiras do dia a dia ou não, mas sempre com uma solução criativa para vender seu produto.

VALISÈRE – O PRIMEIRO VASILÈRE A GENTE NUNCA ESQUECE (1987)

Outro case de sucesso, que fez história na publicidade brasileira foi o VT “O primeiro Valisère a gente nunca esquece”, criado em 1987 por Washington Olivetto, Camila Franco e Rose Ferraz, na agência W/Brasil.

De acordo com o livro Na Toca dos Leões – A História da W/Brasil, o desafio da agência era passar a sensação da “primeira vez” e ao mesmo tempo, mostrar que um sutiã de náilon é tão confortável quando o de algodão. O VT faz exatamente isso, conta com sensibilidade a história de uma pequena garota que finalmente ganha o seu primeiro sutiã e se sente realizada.

Esse é um dos comerciais mais festejados, relembrados e premiados da propaganda brasileira, incluindo em sua lista de prêmios, o cobiçado Leão de Ouro de Cannes.

GUARANÁ ANTARCTICA – PIPOCA COM GUARANÁ (1991)

Em 1991, a agência DM9DDB lançava para o Guaraná Antarctica o Jingle que seria um estouro entre os brasileiros, “Pipoca”, que fazia parte de uma campanha com dois VTs, “Pipoca com Guaraná” e “Pizza com Guaraná”.

A campanha que tinha como objetivo atingir os adolescentes, que na época era a única parcela de público que não consumia o produto, acabou criando um hábito de consumo que perdura até os dias de hoje, beber guaraná ao comer pipoca, principalmente na época, quando os cinemas estavam muito em alta.

Desenvolvido por um insight de Nizan Guanaes, o jingle foi criado por Cesar Bruneti e a trilha pela MCR. Já o vídeo, conta com a produção da Film, com fotografia de Michel Chevalier e direção de Flávia Moraes.

Um dos maiores cases de sucesso do Brasil, marcou a história de muitos brasileiros, que sabem cantar o jingle até hoje. Foi um trabalho tão bem-sucedido, que na época foi lançada uma versão samba do jingle para o carnaval e algumas vezes a marca tentou lançar outras versões do comercial, como a última tentativa no ano de 2010, com letra diferente e vocais da cantora Claudia Leite.

PARMALAT – MAMÍFEROS DA PARMALAT (1996)

Um case de sucesso que marcou a história da publicidade brasileira, além de muito bem pensado é muito fofo, a campanha “Mamíferos” desenvolvida em 1996 pela agência DM9DDB, por Nizan Guanaes e Erh Ray para a Parmalat.

O comercial que foi um grande sucesso na televisão brasileira trazia diversas crianças que possuíam de 3 a 4 anos vestidas de filhotes de mamíferos brincando sozinhas, com as embalagens do produto ou entre si.

O sucesso foi tão grande que a campanha durou 4 anos, tendo seu fim em janeiro de 2000. O comercial foi muito premiado e rendeu para a marca um crescimento gigantesco, passando de um faturamento de R$ 38 milhões no caixa por ano, para R$ 1,87 bilhão.

Além disso, as pelúcias que eram os brindes que faziam parte da dinâmica da campanha foram tão bem recebidas pelo público, que em apenas um dia (05/05/1998) 500 mil unidades foram distribuídas em todo o Brasil, sendo considerada a maior distribuição de brindes da história do país. Então, a campanha que previa a distribuição de 300 mil pelúcias teve que aumentar sua produção para 15 milhões de unidades.

A propaganda foi tão bem-sucedida que foi novamente explorada pela marca em 2oo7, quando depois de 11 anos da campanha original, trouxe as crianças, agora já adolescentes para protagonizar o comercial “Mamíferos Crescidos”.

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