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A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL PARA UMA MARCA

Criar uma boa Identidade Visual, seguindo planejamento e estratégias, conhecendo a marca e seu público, é uma forma de construir uma aparência pra marca e torná-la única.
Mas afinal por que é tão importante uma marca ter uma Identidade Visual? E quais os benefícios?
É isso que vamos falar aqui, então se liga na leitura e confira os porquês.

O que é Identidade Visual?

Identidade Visual é a criação de vários elementos gráficos e visuais, que representam uma empresa, seu nome, segmento, uma ideia, produtos, seus valores e até mesmo como as pessoas a veem. É como uma breve história da marca, contada com seus detalhes em cores, imagens, formas e letras, a cara da empresa, isso mesmo a sua identidade!

Então a partir desses elementos é criado um manual da marca, um Manual de Identidade Visual. Nesse manual são aplicadas as formas corretas de apresentação da marca, ou seja, é um documento que vai nortear o uso da marca em materiais gráficos institucionais e comerciais, para site, redes sociais, mídias off, fachadas, uniformes, nos veículos e outros materiais que a marca leve para seus stakeholders.

•    Manual de identidade Visual

O Manual de Indentidade Visual é composto po alguns itens, que definem a característica da marca e como nome diz a identificarão, são eles:
Paleta de Cores – tons usados pra compor símbolos e logotipo, definindo também suas versões possíveis, além da padrão. Escolha de códigos das cores, em escalas de CMYK e RGB.
Logo – um dos itens mais importantes, é fundamental ser bem trabalhado, pois pode se destacar e ser referência pro reconhecimento da marca. É a grafia da marca, escrita ou mesmo uma abreviação, engloba cores e também formas. Deve ser único, atemporal, atraente e de acordo com o perfil da marca.

Símbolos, ícones e decorações – desenhos e ilustrações, incluindo avatars e mascotes, associados à marca ou ao que ela produz.

Estilo Fotográfico – fotos bem selecionadas, considerando qualidade, estilo, iluminação, composição, cores, humor, claro de acordo com perfil da marca e a mensagem que deseja transmitir.

Tipografia – fonte usada no logotipo, que representa o estilo e personalidade da marca. Pode apresentar forma divertida, elegante ou séria. É um ponto forte da marca que ajuda na comunicação e associação à marca.

Slogan e Assinaturas – frases rápidas, de fácil memorização, simples e de impacto, que expressam ideias associadas à marca. Já as assinaturas são mais informais e específicas, destinadas geralmente às campanhas.

Peças de comunicação – ideias para materiais onde a marca pode ser aplicada: cartões de visita, uniformes, panfletos, outdoors, crachás, capas pra redes sociais, banners, arte plotagem em carros, entre outros.

Por que a Identidade Visual é importante?

Imagine um fundo vermelho e um M amarelo ou ainda um visto, como um ok de checklist. Identificou?

As marcas Mc Donalds e Nike conquistaram esse reconhecimento e suas identidades são marcantes, assim como outras marcas, como Google, Amazon, Starbucks e Apple.

Ou seja, através de da Identidade Visual cheia de estratégia e significado, elas ganharam destaque e são identificadas simplesmente por seus símbolos ou logo, assim como a Mastercard, que utiliza duas bolinhas, uma vermelha e outra amarela, que acabaram tornando-se a principal identificação da marca.

Mas tudo tem explicação, isto é, não é por acaso as cores vermelho e amarelo na marca do Mc Donalds. Por se tratar de fast food, a marca busca se destacar e conquistar o coração do consumidor, no caso o estômago e utiliza cores de atenção e que estimulam apetite, além do formato do M lembrar batatas fritas, uma das queridinhas do seu cardápio.

Claro que ganhar esse reconhecimento só de olhar a primeira vista leva tempo, estratégias e dedicação, mas a questão é que ter uma Identidade Visual bem desenvolvida ganha um lugarzinho no cérebro das pessoas. 

É importante apresentar um bom produto, mas é importante também como apresentar sua marca, transmitir confiança e segurança são os primeiros passos. 

Com o tempo a imagem da marca é associada a algo favorável e de forma subjetiva a Identidade Visual acaba gerando um sentimento de identificação, confiança, pertencimento e quanto mais presente, maior o sentimento de proximidade e assim engajamento. Claro, que além da identidade, as estratégias e presença no mercado contam, no entanto apresentar a marca da melhor forma é levá-la à lembrança do consumidor.

A Nike por exemplo tem em seu símbolo, muitos significados. O Swoosh, logo icônico é a representação da Deusa Grega da vitória, de nome Nike. O formato é simples, mas representa movimento e velocidade, além claro de remeter a uma das asas da Deusa Nike. Uma marca de produtos esportivos, ou seja relacionado à disputa, vitórias, movimentar-se, entendeu? Tem tudo a ver! Também tem o fato de expressar que seria a marca dos deuses, como a melhor, mais confortável. Tornou-se referência, é objeto de desejo e reconhecida mundialmente.

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