SHADOWBAN, O BANIMENTO VELADO DO INSTAGRAM
Muitas empresas que usam a rede social notam que, vez ou outra, o alcance de suas publicações diminui. Trata-se de um bloqueio temporário que impede o desempenho das postagens de forma não explícita.
Postagens canceladas, stories bloqueados, menos seguidores e poucas curtidas – a percepção de que o engajamento das suas publicações no Instagram já não tem mais o mesmo alcance pode ter várias razões.
Uma delas leva o nome de shadowban, termo em inglês que significa banir às escondidas. A escolha se dá justamente por se tratar de uma prática não assumida pela plataforma.
Por estar implícito aos usuários, muitos especialistas tentam desvendar esse fenômeno. Sabe-se que as regras dos algoritmos das redes sociais mudam o tempo todo, portanto acompanhar e saber interpretar essa oscilação contribui para a evolução do seu perfil nas redes.
Ocorre que para muitos usuários, suas postagens podem estar com conteúdo relevante e sendo distribuídas normalmente, quando na verdade, não estão. Mas nem sempre isso tem a ver com o algoritmo, explica Danielle Pessanha, especialista em mídias sociais.
“Trata-se de uma suposição por não estar mais sendo visto como costumava e de forma orgânica por quem não te acompanha. O conteúdo passa a aparecer somente para seus seguidores, mesmo usando as hashtags”, diz.
Entretanto, Danielle indica que há uma forma de descobrir tal banimento: postando uma publicação com apenas uma hashtag de uso frequente e pedir a um perfil ou mais que não estão em sua lista de seguidores buscarem por ela na página de explorar. Se não aparecer para ninguém, seu perfil realmente não está entregando, mas se ao menos uma delas encontrar, então está tudo certo, revela a especialista.
“O algoritmo é muito inteligente. Quando não há mais interação, ele entende que não há mais interesse naquilo e deixa de entregar – o contrário também funciona. Por isso, botar a culpa no algoritmo não explica essa ação”, diz.
Com menor alcance e possibilidade de conquistar novos públicos, os usuários desperdiçam tempo e conteúdo com estratégias de tráfego orgânico. Mesmo sem confirmar a forma de punição, a rede social tem dado orientações mais específicas sobre o que os perfis podem fazer para que não sintam o impacto da falta de alcance nas suas páginas.
Quem tenta aumentar o número de seguidores no Instagram, investe no poder das hashtags e na interação com o público – é esse engajamento que gera maior alcance. Por essa razão, é muito comum utilizar inúmeras hashtags para descrever uma postagem. Em caso de shadowban, essas publicações deixam de aparecer como conteúdo sugerido. Ou seja, seus posts não serão mostrados para outros usuários que buscarem pelas hashtags que seu perfil utiliza. Desse modo, suas possibilidades dentro da plataforma diminuem, assim como suas chances de ganhar mais seguidores, bem como maior engajamento e alcance.
COMO EVITAR ALGUNS COMPORTAMENTOS PARA NÃO SER VÍTIMA DESSE BANIMENTO:
- Menos robôs para mais seguidores: As contas que se utilizam de robôs para curtir, comentar e aumentar seguidores podem correr o risco de cair em shadowban. O Instagram deixa claro que seu algoritmo trabalha para eliminar contas falsas e atividades de robôs no aplicativo.
- Atenção para as hashtags banidas: Identificadas como spam ou conteúdo inapropriado, o algoritmo do Instagram tenta rastrear publicações que ferem as diretrizes da plataforma. O uso dessas palavras-chaves bloqueadas pode prejudicar o alcance do seu post. Tratam-se de hashtags que foram denunciadas por uso inapropriado de usuários (spam, preconceito).
- Curtir para crescer rápido: Estratégias para crescimento rápido, como curtir vários posts ao mesmo tempo e seguir vários perfis em poucas horas ou num dia só podem sugerir ao aplicativo que você está usando um robô e levar seu perfil ao banimento.
- Mais conteúdo, menos hashtag: Algumas publicações utilizam dezenas de hashtags e algumas vezes, excedem o limite de 30 termos – permitidas pelo Instagram. A estratégia desses perfis é justamente tentar burlar o sistema e usar 30 hashtags em um comentário e outras 30 em outro comentário. Não é uma boa ideia!
- Sem denúncia: Se o seu perfil for denunciado por vários usuários, ele também estará na mira do Instagram. Por isso, fique atento e siga as regras da rede social nesse momento e evite publicações muito polêmicas ou que podem ser mal interpretadas pelos seus seguidores, levando-os a denunciá-lo.