Criação da VMLY&R parece romance, mas não é
Com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas de que os dados pessoais pertencem a elas, a Internet das Pessoas, iniciativa com foco em educação digital, apresenta a campanha “O Dia em que você disse Sim”, criada pela VMLY&R.
O comercial para TV e para meio digital traz uma “história de amor”, em que uma das “apaixonadas” se declara para a outra, dizendo que jamais esqueceu o dia em que recebeu o “sim”.
No final, revela-se que não se trata de um relacionamento amoroso mas de invasão de privacidade, depois que o usuário libera suas informações pela web sem saber para que tipo de uso.
“A Internet das Pessoas nasceu para educar e conscientizar sobre os mecanismos por trás das telas e sua influência em nossas decisões. Para ajudar as pessoas a conquistar segurança e autonomia através de conhecimento e reflexão crítica. A proposta não é deixar de fazer, é fazer sabendo onde se está pisando. Porque, sem educação digital e regulação, a única coisa que nos resta é alarmismo“, pondera Paula Martini, fundadora da Internet das Pessoas.
“Preservar a ignorância do usuário sobre um modelo de negócio baseado em venda de atenção é fundamental para sustentar o chamado ‘capitalismo de vigilância‘, onde o produto somos nós. Nessa busca constante por pertencimento e conveniência, nossa preocupação com privacidade se perde”, completa a executiva.