O que são gatilhos mentais e como usá-los?
Um bônus dessa estratégia é aproveitar para promover cases de sucesso que mostram a qualidade dos produtos da marca. Se um influenciador da marca promove um produto que o ajudou a resolver um problema real, a empresa tem em mãos um case para criar ainda mais influência no mercado.
O Que São os Gatilhos Mentais?
Mas, afinal o que são gatilhos mentais?
Uma definição comum é que os gatilhos mentais são as decisões que o comprador faz por impulso, no piloto automático, para evitar a fadiga.
Isso quer dizer que o cérebro evita o esgotamento de refletir e pensar sobre cada decisão que faz e, algumas vezes, se deixa levar pelos impulsos e por escolhas automáticas.
Existem algumas decisões mais importantes que o cérebro já está programado para fazer, enquanto existem outras que são automáticas que vêm da nossa cultura, educação, bagagem e outros fatores que influenciam essas ações.
Quando você caminha ou escova os dentes isso não é necessariamente algo que seu cérebro tenha que trabalhar muito para fazer, pois já acontece naturalmente.
É disso que se tratam os gatilhos mentais. São facilitadores que contribuem para suas decisões.
Aliás, você sabia que a maioria das nossas decisões são inconscientes? Elas geralmente são tomadas no inconsciente e depois são levadas ao consciente que atua trazendo uma justificativa plausível para aquela decisão.
Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) mostrou que o ato de escolher pode ser dividido em três fases:
- Seu cérebro decide o que você vai fazer de forma inconsciente
- Essa decisão é levada para o consciente de forma racional
- Em seguida você age de acordo com a decisão tomada
Basicamente, é assim que funciona todas as vezes. E, a não ser que a decisão seja muito séria e deva ser repensada, você irá aceitar essa escolha sem pensar mais sobre o assunto.
Como os gatilhos mentais funcionam em marketing e vendas?
Os gatilhos mentais compõem uma técnica largamente utilizada nas melhores estratégias de marketing do mercado.
Essa linguagem nos ajuda a desvendar o comportamento humano e, por isso, pode ser útil para conquistar o cliente.
Eles funcionam como disparadores de atitudes, ligando-se aos instintos humanos e ancestrais passados de uma geração para outra.
Quando você ouve ou lê que um determinado produto está com estoque limitado, por exemplo, o seu cérebro automaticamente entende aquela como uma situação de escassez e, para garantir a sua sobrevivência, gera um impulso pela compra.
Ou seja, os gatilhos mentais são bastante úteis dentro de estratégias de marketing, podendo ser aplicados no copywriting dos textos, no design gráfico dos anúncios e em outras soluções adotadas para vender a marca.
Persuasão x manipulação
É importante entender que os gatilhos mentais não são propostos para manipular alguém e fazer aquela pessoa tomar uma decisão que não tomaria em condições normais.
Na verdade, a técnica apresenta sugestões e evoca sensações no consumidor para persuadi-lo.
Essas recomendações certamente podem afetar seu comportamento, mas são incapazes de forçar a mão de alguém pelo sim ou pelo não.
Essa é, basicamente, a diferença fundamental entre persuasão e manipulação.
Enquanto a primeira vai expor argumentos honestos para consideração do interlocutor, a segunda tenta obter o resultado esperado pela distorção dos fatos.
Quando e Onde Utilizar os Gatilhos Mentais
Agora que já conseguiu entender bem o que são gatilhos mentais, para que servem e o que podem fazer por você, é hora de saber quando e onde utilizar os gatilhos mentais, de forma prática.
Como mencionado acima, muitas são as opções de lugares que você pode utilizar essa estratégia, mas as que têm mais eficácia você encontra abaixo.
Confira e considere utilizar nas suas páginas!
Conteúdo
O primeiro lugar que você deve considerar usar os gatilhos mentais são nos conteúdos que sua empresa produz.
Você pode fazer uso dessa estratégia nos textos que produz seja no texto fixo do seu site, nos artigos que produz no blog, nas chamadinhas das redes sociais, na criação de meta descriptions, dentre outros.
Se seus clientes estão sempre antenados, lendo seus conteúdos, essa é uma forma muito eficiente de gerar leads sem ter gastos adicionais. Sem custo nenhum você pode usar os gatilhos mentais em seu conteúdo e obter muito sucesso.
Para isso você deve entender as dores do seu comprador, se colocar no lugar da sua persona e, assim, se comunicar com ela da melhor forma com os gatilhos mentais adequados.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing das antigas, mas que a maioria das empresas ainda utiliza. Pense comigo se ela ainda é utilizada até hoje é porque surte resultado.
Às vezes, pode ser muito difícil e um verdadeiro desafio fazer com que as pessoas abram um e-mail marketing.
Com tantos e-mails que chegam diariamente na caixa de entrada das pessoas, o que fazer para que o seu e-mail seja aberto e não seja colocado direto na lixeira?
É aí que entram os gatilhos mentais. Eles têm o poder de aguçar a curiosidade e chamar a atenção de um consumidor. Se começar a usar os gatilhos mentais no “assunto” do e-mail você pode conseguir até, quem sabe, gerar mais leads.
Além de usar no “assunto”, coloque mais gatilhos mentais no texto do e-mail marketing e CTA.
Página de Vendas
A página de vendas é uma página web em que você apresenta o seu produto, seus benefícios, características e outros motivos para persuadir um consumidor e efetuar a compra.
Talvez esse seja o melhor lugar para você utilizar os gatilhos mentais, pois a pessoa que acessou essa página já possui uma intenção de compra, então convencê-la realmente a adquirir seu produto ou serviço já é o próximo passo.
Se um consumidor manifestar interesse, ele é direcionado para uma página em que poderá realizar a compra, adicionando demais dados e forma de pagamento. Ou seja, toda a transação de compra não é realizada na página de vendas.
A página de vendas é como se fosse apenas um chamariz, uma vitrine com informações úteis sobre seu produto ou serviço.
Landing Pages
Quando se fala em otimização de sites, a landing page é uma das ferramentas mais importantes.
Você sabia que a homepage não é a única forma de entrar no seu site? Você pode criar landing pages e ter muito mais acessos do que pela home page.
Isso acontece porque, na maioria das vezes que uma pessoa pesquisa por algum termo no Google, eles indicam para uma página específica. Ou seja, a home page tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas landing pages.