Memes são a dose diária de risadas das redes sociais. Eles têm o poder de nos fazer sentir conectados uns aos outros – quando encontramos um meme que ressoa, é como se encontrássemos encontrado um amigo virtual. E é claro que quando ocorre essa identificação, compartilhamos com os amigos, criando uma onda de likes e compartilhamentos.
Mesmo se um meme não causar identificação, ele precisa ser divertido e pegajoso de alguma forma. Afinal, passamos horas rolando os feeds de redes sociais em busca de diversão, e os memes são uma fonte confiável de risadas.
Memes podem ser fotos estáticas, vídeos ou até mesmo gifs animados com uma mistura de palavras inteligentes. Eles são como o tempero do dia a dia, envolvendo eventos atuais, celebridades e situações cotidianas em uma mistura hilariante.
E adivinha só? As empresas também adoram um bom meme. Cada vez mais as grandes marcas usam de elementos humorísticos para criar conexão com seus clientes, mostrar seus valores e imprimir um pouco mais de personalidade em sua imagem.
Quando feitos e aplicados no timing correto, os memes podem explodir a popularidade de uma página e ajudar a construir uma comunidade sólida.
Uma coisa curiosa é que algumas das maiores contas do Instagram, tanto no Brasil quanto no restante do planeta, são dedicadas a criar e compartilhar memes – o que ressalta a dimensão da “cultura dos memes”, que dominou o mundo assim que caiu nas graças do público.
A parte boa é que, para fazer memes, não é necessário ser um artista gráfico – além da estética normalmente simples e acessível até para quem não possui nenhuma experiência em design, existem ferramentas online, como Imgflip e Mematic, que facilitam a criação. O grande desafio é encontrar a inspiração certa para adaptar o meme à sua realidade. Apesar de todo o divertimento dos memes do Instagram e demais redes sociais, é importante se manter consistente com a imagem da marca – seja autêntico, mas produza conteúdo que dialogue com sua comunidade.