Tornou-se cada vez mais comum iniciar uma pesquisa na internet apenas com um comando de voz como “Ok Google” ou “Alexa…”. Com a facilidade de buscar por informações pela tecnologia de voz os usuários têm usado cada vez mais o recurso, é o que mostra o estudo “O Futuro da Mídia e Entretenimento Informado pela Voz” (The Future of Media and Entertainment Informed by Voice) escrito por Donald Buckley e Janice K Mandel.
A empresa de recursos para tecnologia, Voicebot.ai, revelou que os usuários de assistentes de voz em smartphones aumentaram 11% de 2018 para 2020. Em 2021 o número de usuários diários subiu para 23%. Os dados também apontam que a adoção a alto-falantes inteligentes passa de 90 milhões de usuários nos Estados Unidos, número que equivale a um terço da população adulta do país. Os consumidores relataram que a pandemia fez com que eles usassem mais os recursos de voz.
O comércio de voz deve atingir US$80 bilhões, cerca de R$408 bilhões, até 2023. A indústria de produtos e serviços de audiovisual tem impulsionado esse mercado à medida que integram recursos de voz em suas plataformas.
Em 2015 a Comcast deu início a esse movimento ao lançar o controle remoto Xfinity, que tinha comandos por voz. Hoje diversas empresas como Roku, Amazon e Google têm investido em produtos capazes de buscar por filmes, séries e vídeos com a facilidade do comando de voz.
Estudo da Gus+Data de julho de 2022, mostrou que 50,2% de 1.000 espectadores entrevistados usavam os comandos de voz para localizar filmes e séries nos catálogos de streaming.
A criatividade aplicada nos comandos de voz e novas oportunidades
Com as melhorias dos recursos de voz em aplicativos, os usuários aprenderam a acessar funções de agentes de conversação como a Siri da Apple, o Bixby da Samsung e a Alexa da Amazon. Os desenvolvedores e equipes de marketing expandiram os usos das ferramentas com novos comandos criativos.
Da parceria entre Warner Bros e Amazon Alexa, foi lançado em 2016 um jogo no formato de áudio sobre o filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça. No jogo você interpreta Bruce Wayne fazendo perguntas a Alexa para investigar mistérios do homem-morcego.
Em 2017, a Showtime Networks lançou comandos para a Amazon Alexa com informações sobre horários de programas na TV e apresentava clipes em áudio de séries como Billions, Shameless e Homeland.
Em 2014 a Amazon lançou o primeiro Amazon Echo e já estabeleceu uma parceria com a NPR para que os usuários pudessem acompanhar notícias ao falar o comando “tocar as notícias”.
O Spotify também se tornou um aplicativo nativo dos alto-falantes inteligentes e cresceu com sua participação nos dispositivos.
A Pandora foi a pioneira ao testar anúncios de voz interativos, o formato teve sucesso comprovado pela métrica de taxa de transmissão que mede o alcance das campanhas.
Enfim, existem diversos exemplos sobre como a criatividade tem sido usada nos comandos de voz. A tendência é que empresas, estúdios, agências e produtoras continuem a explorar possibilidades interativas por comandos de voz. Tendo em vista o imenso público que utiliza os recursos audíveis, as equipes de marketing, criação e tecnologia certamente devem encontrar novas possibilidades para conteúdos de áudio.