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A vitória da simplicidade na era dos excessos: minimalismo.

O design minimalista surgiu depois da década de 1980 com a missão de se opor ao design funcionalista, que prezava por unir diversos elementos diferentes de cores e formas no mesmo material para que ele fosse compreensível em si mesmo, dispensando qualquer tipo de conceito externo ou contextualização.

Geralmente os projetos minimalistas são bem modernos e até trazem um aspecto futurista. Valorizando detalhes e engrandecendo pequenos aspectos que afirmam significados e conceitos importantes e até indispensáveis, um padrão visual é estabelecido, através de cores e formas sóbrias. De forma geral, o minimalismo pode ser aplicado em logotipos, materiais de comunicação e divulgação, em mídias sociais, sites e até no tom de voz de uma empresa.

Ao escolher o minimalismo, o design se aproxima da simplicidade eliminando qualquer excesso que escape da expectativa das pessoas e se adequa aos inúmeros veículos comunicativos como a internet, as redes sociais e os diferentes pontos de venda em que uma marca pode se encaixar se estiver numa forma mínima.

Também sabemos que a forma minimalista de logotipos é praticamente sinônimo de alta estética e de elegância. Roupas de marca com aplicações do logotipo reduzido ao mínimo e cores e formas mais básicas são cada vez mais comuns em produtos de alto nível e vem atraindo mais e mais os olhos dos consumidores – e claro, das marcas que desejam crescer!

Quando olhamos para o branding minimalista, estamos diante de uma tendência que já começou a algum tempo. As marcas vêm aprendendo que quanto mais simples a comunicação, a identidade visual e até o logotipo, mais toca o emocional do público-alvo. Poucos elementos significam muito conceito, e apostar no mínimo de linhas, cores, e formas já se mostrou uma ótima maneira de cativar o público e conquistar espaço entre a concorrência.

Marcas estruturadas em uma identidade visual simples e conceitual, com comunicação direta e transparente, construídas de uma maneira integrada e assertiva que apresente com clareza sua posição e seus valores são as que têm mais espaço na mente e no coração dos consumidores, além de serem cada vez mais as grandes queridinhas do mercado.

Seja observando as tendências do design, na construção – ou reconstrução – de marcas, na moda ou no estilo de vida minimalista, é fato que estamos diante de um momento importante no que se refere à nossa perspectiva da vida e de como nos relacionamos com o consumo, que antes de tudo se trata de uma forma de pertencimento e de individualização. Diante disso, nos mantemos atentos e sempre interessados em como as mudanças de comportamento afetam diretamente nossa maneira de construir nossas relações, sejam elas de consumo ou interpessoais.

Vamos acompanhar esta tendência e futuramente poderemos compreender melhor como o minimalismo afetou nossas formas de vida, nossos hábitos e até nosso inconsciente de forma coletiva. Enquanto isso, observar e escutar para aprender sempre mais!

Gostou do conteúdo? Realmente o minimalismo está fazendo bastante sucesso nos dias de hoje, mas e você, está seguindo essa moda ou ainda prefere um estilo mais retrô?

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