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A tipografia em “Cuphead”

A tipografia em “Cuphead”.

Em 2017, depois de alguns anos de expectativa do mercado gamer, foi lançado “Cuphead”, primeiro jogo do estúdio canadense MDHR. Aclamado por crítica e público, o jogo chamava atenção especialmente por dois aspectos: a dificuldade das fases e a direção de arte. No mesmo ano, foi premiado no The Game Awards nas categorias Melhor Jogo Independente e Melhor Direção de Arte.

Agora, quase cinco anos depois, acabou de ser lançada na Netflix a série “The Cuphead Show”, que leva o universo do jogo para o formato de televisão.

O grande mote artístico de “Cuphead” é emular o estilo das animações dos anos 20 e 30 (Mickey, Betty Boop e Gato Félix, por exemplo). Na história, os irmãos Cuphead e Mugman (traduzidos para o português como Xicrinho e Caneco), viajam pela Inkwell Isle (Ilha Tinteiro) tentando ganhar dinheiro e apostando suas almas com o diabo.

Assim como os personagens e os cenários, as letras do universo Cuphead também remetem aos anos 20 e 30. Por isso, o jogo se utiliza de layouts com várias fontes diferentes numa mesma tela, muita coisa feita à mão (ou que é feito para parecer assim), texturas e irregularidades que seriam típicas da época.

Estamos falando de uma época onde o lettering à mão era muito mais acessível que o uso de fontes (que, até então, eram de metal), o que significa que essa era a solução mais plausível na maioria das vezes. E mesmo quando fontes eram usadas, geralmente lhes faltavam alguns recursos que hoje são quase banais. Como por exemplo pares de kerning, que servem para resolver problemas de espaçamento entre caracteres específicos. A maioria das fontes da época não teria esses pares, então é comum que vejamos as composições tipográficas dessas décadas com o espaçamento um tantinho inconsistente.

O jogo faz de tudo para ser fiel ao visual da época, inclusive contando com designers especializados em tipografia no processo. Além dos designers da equipe da produtora que executavam parte dos letterings, participaram do desenvolvimento também Warren Clark, artista de lettering, e Mark Simonson, designer de tipos. Simonson é um dos grandes type designers do mundo, o que transparece como os desenvolvedores deram importância à tipografia no jogo.

Segundo Chad Moldenhauer, um dos criadores do jogo, a ideia de convidar o Mark Simonson como consultor e designer do jogo veio depois de ler seu artigo “The Artist vs. The Lettering Artist”. Nele, Simonson mostra como o filme “O Artista” (cujo enredo se passa na década de 1920) peca na representação tipográfica dessa época. Os criadores de Cuphead não queriam cometer os mesmos erros do filme e, por isso, queriam o Mark Simonson na equipe.

Segundo o designer: “Você tem que entender as limitações da composição de tipos naquela época; como eles eram espacejados, todas as irregularidades no alinhamento e outros elementos que criam aquela aparência”.

Essa preocupação garante que o vemos no jogo seja uma representação precisa não só do que seria feito nas décadas de 1920/30, mas também do que era possível ser feito (e esse detalhe muda tudo).

Em “The Cuphead Show” – a série –, as fontes e letterings do jogo não foram reaproveitados. Novas fontes e títulos foram desenhados sem ter o design do jogo como base. Tapan Gandhi, designer creditado por “font design”, diz que nem mesmo parou para olhar o jogo como uma forma de inspiração para a série. Tapan desenhou duas fontes – usadas nos créditos – e os doze de letterings que abrem cada episódio da primeira temporada.

Também vale reparar que o jogo tem muito mais situações onde a tipografia aparece. São diferentes áreas no jogo, diferentes tipos de fase, diferentes menus, intervenções escritas dentro de cada fase ou batalha, tela de fim de fase etc. São tantas que é até difícil contar quantas fontes existem no jogo, já que para cada situação é usada uma tipografia diferente.

“Cuphead” utiliza a tipografia como importante elemento narrativo (não apenas expositivo) em momentos chave do jogo. Qualquer pessoa que tenha jogado deve concordar: a aparição das frases “A KNOCKOUT!” ou “BRAVO!!!” preenchendo quase toda a tela nos finais de fase gera uma sensação de recompensa à altura da alta dificuldade de vencer cada etapa do jogo.

A tipografia ainda ajuda a estabelecer o ambiente de cada fase: as batalhas com “chefões” são iniciadas com a frase “WALLOP!” escrita toda em letras maiúsculas, enquanto que as fases de plataforma (sem chefes) iniciam com “Run’n Gun!” escrita com maiúsculas e minúsculas e em tamanho menor na tela, de forma menos urgente. As letras ainda aparecem como elemento narrativo na forma de onomatopeias, no decorrer de algumas fases do jogo.

Os letterings que intervém na tela durante as fases do jogo todos se utilizam de formas triangulares. Embora não façam parte de uma fonte, essa é uma das características que dá unidade a eles. A solução é interessante porque exagera e torna “cartunesca” uma morfologia típica do movimento Art Déco, então funciona como mais uma forma de inserir a energia dos anos 1920/30 no jogo.

Outra inspiração para a tipografia do jogo e da série está nas cartelas de títulos de filmes do cinema mudo. Na cartela que abre as batalhas, Cuphead referência diretamente o cinema mudo. O design dessa tela foi inspirado na cartela de título do curta-metragem “Bimbo’s Initiation”, estrelando a personagem Betty Boop. A composição gráfica da cartela do filme serviu de base para o design da cartela do jogo, mas não só isso. Também uma fonte customizada foi criada para o jogo a partir da tipografia que vemos no título “Bimbo’s Initiation”.

Outras fontes do jogo também tentam manter uma espontaneidade característica do desenho manual. Isso acontece claramente nos balões de fala do jogo, onde para a fonte aplicada foram criados caracteres alternativos e um mecanismo de texto adaptado para que cada frase não repita as mesmas formas dentro de um balão. A fonte foi inspirada em letterings do desenho Gato Félix.

Já na série “The Cuphead Show”, o pacote tipográfico é composto por quatro fontes (duas delas feitas especificamente para a série), doze letterings de abertura de episódio e alguns letterings pontuais ao longo das cenas.

Apesar de ser um projeto diferente, a série habita o mesmo universo do jogo, partindo também da mesma concepção estética. A inspiração em cartelas do cinema mudo continua. Aqui, é aplicada nos títulos de cada episódio:

Como no jogo, a série não tem medo de seguir suas referências. A abertura do episódio “In Charm’s Way” copia diretamente o logo do filme Young America. Cada cartela tem uma linguagem própria, mas todas unidas pela referência do cinema dos anos 1920/30. Tapan Gandhi diz que orgulha-se especialmente do trabalho que fez nos episódios “Baby Bottle” e “Roll the Dice” – além do “In Charm’s Way”.

A ideia de que cada episódio possa ser representado de maneira única através da tipografia é incrível. Casa bem com a proposta da série, onde cada episódio tem uma história própria e pode ser assistido isoladamente. Ao mesmo tempo, cada um encaixa bem no todo, assim como os letterings, que apesar de muito diferentes entre si, se acomodam numa mesma identidade geral.

Os doze letterings são interessantes, têm soluções tipográficas surpreendentes e acertam bem o tom de cada episódio que está para começar. A colorização também ajuda, individualizando cada capítulo, mas unindo todos pela textura nostálgica das cores.

O maior indicador de que as cartelas funcionam é que, vendo a série, dá vontade de assistir o episódio seguinte só para ver como vai ser o título de abertura de cada episódio. E assim que vemos o lettering, dá vontade de continuar assistindo para entrar na ambientação narrativa que ele criou. Ponto para a direção de arte.

Outras cartelas que se destacam:

Elas são usadas nos créditos de abertura e uma delas também nos créditos finais. Segundo Tapan, os nomes delas são Primary Cuphead Font e Secondary Cuphead Font. Esses nomes são sem graça, então para identificação no texto, darei novos. A tipografia que você vê compondo os nomes nos créditos é a Caneco. A que compõe os títulos, a Xicrinho.

FONTE:

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